Galpão Caseros / moarqs

Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto, VigaGalpão Caseros / moarqs - Fotografia de Interiores, ConcretoGalpão Caseros / moarqs - Viga, ConcretoGalpão Caseros / moarqs - Fotografia de Exterior, ConcretoGalpão Caseros / moarqs - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: moarqs
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  470
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, ACINDAR, AutoDesk, Hydro, Isover, Loma Negra, VASA
  • Arquiteto Responsável: Ignacio Montaldo
  • Arquiteto Associado: Ángel Tundis
  • Equipe De Projeto: Jerónimo Bailat, Isabel Schmid
  • Engenharia: Cotto-Chevez
  • Iluminação: Veronica La Cruz
  • Estudo Do Solo: Eugenio Mendiguren
  • Engenharia Sanitária: MMO. Eduardo Gamulin
  • Topografia : Roberto Gieschen
  • Cidade: AMV
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Exterior, Fachada
© Albano Garcia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra é uma pequena infraestrutura que aposta de maneira otimista na recuperação do tecido industrial de Buenos Aires. Se uma infraestrutura é o conjunto de elementos ou serviços que são considerados necessários para uma organização funcionar ou para que uma atividade se desenvolva efetivamente, muitas das atividades industriais e de transporte e logística desenvolvidas na primeira e na segunda vertentes conurbanas fazem parte da infraestrutura necessária para a operação da cidade de Buenos Aires e da AMBA como um todo. Este galpão industrial foi construído em um terreno localizado na cidade de Caseros, Partido de Três de Febrero, província de Buenos Aires.

Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Albano Garcia
Planta - térreo
Galpão Caseros / moarqs - Concreto, Viga
© Javier Agustin Rojas

O lote é único dentro da trama urbana, pois deve sua forma à sua localização em um dos seis cantos formados no cruzamento da Av. Alvear e Av. Bartolomé Mitre com as ruas Ayacucho, Puan e Castelli. A volumetria está em conformidade com os regulamentos atuais sobre uso da terra, Decreto-Lei 8912/77, que determina conservar 40% do solo não construído como permeável. Desta forma, o volume é desenvolvido na Av. Alvear e libera um pátio triangular na Rua Puan. Ele foi construído com uma estrutura unidirecional, consistindo em sete elementos metálicos com perfis de aço laminado espaçados a cada 5,17m e com um fechamento de chapa pré-pintada em preto tipo Cal.24, modelo A1086 da Ternium Siderar.

Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto, Viga
© Albano Garcia

No interior, os acabamentos possuem isolamento térmico de lã de vidro com revestimento em polipropileno branco, que também atua como barreira, colocado entre a estrutura metálica e a cobertura da chapa. As fachadas foram resolvidas com alvenaria de tijolo comum existente de 30 cm de espessura. Uma claraboia linear garante iluminação e ventilação naturais em todo o espaço interior.

Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Javier Agustin Rojas
Axonométrica em camada
Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Interiores, Concreto
© Albano Garcia

O mestre Alvar Aalto afirmou em 1922 que o único mandamento real da arte construtiva é: construir naturalmente. Não fazer nada sem um significado. Tudo o que é supérfluo com o tempo se torna feio. Neste pequeno trabalho, manifestam-se claramente os conceitos com os quais realizamos a prática da arquitetura no estúdio de Moarq, onde promulgamos uma arquitetura que vai de respostas simples a perguntas complexas que surgem de uma leitura exaustiva das condições tangíveis e intangíveis do projeto (técnica, cultura, uso, estética, ética, local, clima, economia, mercado, etc.), nada aleatório, encontrando as questões essenciais que a estruturam, obtendo mais com menos.

Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Exterior, Concreto
© Javier Agustin Rojas

Partindo de uma concepção de tempo e lugar que transcende todo o regionalismo, foi pensado no aqui e agora como parte da cultura arquitetônica universal. Dessa forma, estamos interessados em promover uma arquitetura sem aparências, decorrente do fornecimento de materiais específicos em uma determinada ordem, combinados com a "arte", criando uma intensa poética por meio da economia de recursos. Alcançando mais com menos. Como Bucho Baliero costumava dizer: "A beleza do necessário e nada mais".

Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Exterior
© Javier Agustin Rojas
Cortes
Galpão Caseros / moarqs - Fotografia de Exterior, Fachada
© Albano Garcia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:B1678AMV, Mariano Moreno 5002, B1678AMV Caseros Buenos Aires AR, B1678 AMV, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Galpão Caseros / moarqs" [Galpón Caseros / moarqs] 31 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932616/galpao-caseros-moarqs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.